Assomada
Missão:
Integração social, através do desporto, de crianças e jovens residentes nos bairros Outurela, Portela e Barronhos no Concelho de Oeiras.
Visão:
Criar uma única "Oeiras", onde cada criança e jovem do Concelho possa prosperar, ser saudável e feliz.
Valores:
Integrar socialmente as crianças e jovens.
O desporto permite transmitir conhecimentos e desenvolver capacidades.
É ainda um meio privilegiado para combater a violência, o racismo, a discriminação e a intolerância, contribuindo para sociedades mais justas e harmoniosas.
Objectivo:
Que as crianças através do desporto, aprendam regras e estabeleçam objectivos que as acompanhem pela vida fora, e lhes permitam ter vidas saudáveis e felizes.
Breve história da Assomada:
A Associação Assomada, formalmente constituída no ano de 2000, tem a sua génese em 1985, quando, no bairro de Santa Catarina, em Algés, no concelho de Oeiras, um grupo de jovens formou duas equipas de Futebol de 11 (masculina e feminina), que participaram em diversos jogos e torneios. Este grupo era constituído na sua maioria por cabo-verdianos oriundos da Ilha de Santiago que, através do desporto, recordavam-se das suas origens, dando, por isso, à Associação o nome da povoação cabo-verdiana Assomada.
O trabalho da Assomada tem vindo a ser feito, em especial, através do desporto, com destaque para o andebol feminino, que teve Assunção Fernandes como grande impulsionadora, oferecendo às crianças e aos jovens uma ocupação de tempos livres saudável e do seu agrado.
Além do desporto - que, à data de hoje, contempla, também, o jiu-jitsu brasileiro - a Associação Assomada tem vindo também a desenvolver outros projetos, entre os quais se destacam a promoção de grupos de danças africanas, a organização de festas, a prestação de apoio escolar aos jovens da sua comunidade, bem como o apoio na regularização documental de imigrantes.
As nossas equipas de andebol feminino, que vão dos 6 anos ao escalão sénior, participam em competições regionais e nacionais,, já tendo, também, em 2005, participado em jogos de competições europeias. No jiu-jitsu, os nossos atletas têm também vindo a participar regularmente em torneios nacionais e internacionais, com reconhecido mérito.
Além do desporto e da cultura, a Associação Assomada tem vindo, também, ao longo dos anos, a realizar um trabalho na área social, apoiando a comunidade através da distribuição de bens alimentares a pessoas da sua comunidade em colaboração com o Banco Alimentar e com a Comunidade Vida e Paz de Oeiras.
Ao longo dos anos, o empenho e o trabalho de todos os que têm construído a Assomada têm permitido contribuir por manter vivos o entusiasmo e a crença de que a integração social plena é possível e que os imigrantes, e seus descendentes, constituem uma força esse essencial para o desenvolvimento deste país.

Órgãos sociais - Mandato 2024/2026
Direção:
Presidente: Jaime Batalha Reis Vieira da Costa
Vice-Presidente: Jairse Adriana Semedo Freire
Tesoureiro: Francisco Batalha Reis Vieira da Costa
Vogal do Desporto: António Lopes dos Santos
Vogal do Sector Social: Carmen Nireida Gomes Teixeira Vieira
Vogal da Cultura: Nadine Catarina da Veiga Cabral
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Sofia Maria Simões dos Santos Machado
1.º Secretário: Olívio Bento Costa
2.ª Secretária: José Constantino Costa
Conselho Fiscal:
Presidente: Danilson Pedro da Veiga Semedo
Relator: Djeisson José Tavares Mendonça; e
Secretária: Jocelina Marleyde Oliveira Ramos Lopes.


